Ponto da Situção
Então é assim:
Já tenho estas aranhas há pelo menos 5 anos a única que não é de cativeiro é a L. Striatus que já veio para mim adulta há cerca de 6 anos e não se sabe a idade aproximada. A mais jovem é a L. Cristata que comprei com menos de 1 ano, e cerca de 3 cm de diâmetro, actualmente tem cerca de 13 cm e já a tenho há 4 a 5 anos, as outras 3 tenho-as há 4 anos e devem ter uns 6 a 7 anos de idade, já são todas adultas e fêmeas confirmadas.
Por tamanhos, a mais pequena é a A. Seemanni com cerca de 10 cm seguida da P. Murinus e a G. Rosea com cerca de 12 cm, depois vem a H. Lividum e a L. Cristata com cerca de 13 cm, e por fim a L. Striatus com cerca de 16 cm.
As mudas que já fizeram em minha casa já lhes perdi a conta, principalmente a L. Cristata que no primeiro ano mudou algumas 5 vezes, as restantes mudam uma vez por ano excepto a L. Striatus e a G. Rosea que não mudam todos os anos.
Este ano já mudaram todas menos a A. Seemanni que continua sem dar sinais de vir a mudar, uma vez que continua a aceitar comida e bastante activa. A G. Rosea comeu a primeira refeição este fim-de-semana após a muda, e a L. Cristata comeu hoje a primeira refeição. A L. Striatus ainda só passou uma semana e meia, não lhe vou dar comida antes das duas semanas como é habitual. As outras já mudaram há mais de um mês e já estão fartas de comer desde então.
O alimento que lhes dou são baratas conhecidas por "Lobster Roaches" que são muito fáceis de criar mas têm o inconveniente, como todas as baratas, de subirem vidro mas isso resolve-se facilmente, tanto no viveiro como nos terrários. No viveiro basta passar por exemplo uma tira com cerca de 2 cm de largura de vaselina no topo da caixa e elas já não passam dali, quando as dou às aranhas tenho sempre o cuidado de não dar adultas para não correr o risco de largarem ninfas nos terrários e corto as pontas das patas com um cortas unhas, assim elas conseguem andar perfeitamente, e são igualmente rápidas simplesmente não se conseguem agarrar aos vidros.
P.S. – As medidas das aranhas são medidas em posição natural e da ponta da pata esquerda do primeiro par de patas à ponta da pata direita do último par de patas.